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terça-feira, 26 de junho de 2012

Artigo: Aprendizagem Sistêmica: Ferramenta para melhoria nos Indicadores de Aprendizagem

por Karla Queiroz

Um dos principais desafios enfrentados pelos educadores é o de manter o interesse dos alunos nos conteúdos acadêmicos apresentados em sala de aula. É fundamental para o papel do novo Educador que o mesmo esteja sempre atualizado, e que guie o processo de aprendizagem, sendo o elo entre o aluno e a comunidade.

O Educador tem o compromisso com a construção das competências sociais, pessoais e tecnológicas dos alunos,tornando-se parceiro neste processo. Nesta perspectiva cabe a ele incentivar,estimular e motivar os mesmos para que sejam participativos e criem laços e interdependência positiva com os colegas.

Visto que as brincadeiras são as principais formas que as crianças têm de manifestar e desenvolver laços sociais, o Educador deve incentivar os alunos produzindo uma aprendizagem significativa através de estruturas que trabalhem os aspectos acadêmicos, pessoais e emocionais do aluno.


Entre as principais características de Aprendizagem Sistêmica destaca-se o objetivo de proporcionar, estimular e desenvolver as habilidades essenciais para a convivência saudável do indivíduo, tornando o ambiente escolar um espaço mais interessante.

Mas de que forma isto acontece?

Isso ocorre através de grupos formados com o intuito de desenvolver o envolvimento, a cooperação,socialização e motivação nas atividades trabalhadas com estruturas oferecidas pela Aprendizagem Sistêmica.

O trabalho em grupo, quando estruturado, abre uma oportunidade de construção coletiva e de igual participação de todos. Por meio desta prática, o aluno se relaciona com os demais colegas, exercita uma série de habilidades sociais, ao mesmo tempo em que reforça o conteúdo acadêmico de forma descontraída estimulando a consciência interna.

As atividades em grupo associadas à Aprendizagem Sistêmica permitem alcançar objetivos distintos relacionados ao conteúdo acadêmico (pré-estabelecido) e ao desenvolvimento das habilidades sociais, como a capacidade de ouvir e respeitar as diferentes opiniões, falar com clareza, solucionar problemas, parabenizar, convívio social, etc.

Neste sentido, considera-se a Aprendizagem Sistêmica uma ferramenta essencial para a melhoria nos indicadores de aprendizagem, já que, torna o estudo atraente e divertido através de atividades planejadas e estruturadas de forma dinâmica e motivadora, dando oportunidade para os alunos desenvolver e descobrir suas potencialidades.

Karla Eliene Queiroz: Graduada em Psicologia pela UNITAU e Pós-Graduada em Administração de Recursos Humanos pela FAAP. Atua como Mediadora do Programa Educacional Aprendizagem Sistêmica pela empresa Planeta Educação no município de Pindamonhangaba.
 

Um comentário:

  1. Tive um caso de um aluno portador de Asperger que não participava das aulas mas que através da aprendizagem sistêmica participou da atividade Roundrobin, foi muito emocionante pois ele sabia os nomes dos animais e esperava sua vez de falar.

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