Páginas

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Artigo - APRENDIZAGEM SISTÊMICA: UMA ATITUDE E UMA ORIENTAÇÃO VOLTADA PARA OS ALUNOS


APRENDIZAGEM SISTÊMICA: UMA ATITUDE E UMA ORIENTAÇÃO VOLTADA PARA OS ALUNOS 
Se não há movimento, não há construção.
Refletir sobre a ação, eis o ponto crucial para todo ser humano. O processo de mudança é contínuo, uma  vez que, ao olhar para a própria prática, descobrem-se novas possibilidades, não imaginadas anteriormente.
E é exatamente sobre esse assunto que quero comentar.
Os alunos querem praticar o “falar”. Pensando numa aula tradicional, esta exige que o aluno seja passivo e isolado. Os alunos são obrigados a se sentarem de forma imóvel e a ficarem quietos. Nas aulas tradicionais se gasta uma grande parte da energia para mantê-los quietos, nos seus lugares e sem “incomodar o vizinho”.
Em contrapartida, a aula com a Aprendizagem Sistêmica é mais aliada às necessidades dos alunos. É baseada no pressuposto de que o aprendizado acontece através da ação e da interação.
O gerenciamento da aula tradicional é uma extensão da norma da não interação. Os alunos se sentam em fileiras de frente para o professor e não de frente para outros alunos.
Na aula da Aprendizagem Sistêmica os alunos se sentam em grupos e a interação é estimulada, então o gerenciamento da classe envolve outras habilidades.
Quando permitimos que os alunos se mexam e conversem, vamos a favor, ao invés de contra, de suas necessidades básicas, então liberamos uma grande quantidade de energia.
O gerenciamento de uma classe que usa a Aprendizagem Sistêmica é o controle, que canaliza a energia em um aprendizado positivo. Tal gerenciamento é mais democrático, ao mesmo  tempo que os alunos recebem mais liberdade, eles assumem mais responsabilidades. Eles ficam responsáveis por responder às perguntas feitas pelos colegas, coletar o material do grupo, gerar expectativas na classe, cuidar do seu próprio tom de voz, se comunicar com o professor por sinais e se manter focado na tarefa.
Nesse sentido, os alunos não são passivos e controlados pelas ordens do professor; eles praticam um papel ativo no aprendizado e também no gerenciamento de seu próprio comportamento.
Expectativas da sala da Aprendizagem Sistêmica: como membro importante da minha sala e da minha equipe, eu irei...
1.      Pedir e oferecer ajuda,
2.      Ouvir atentamente e elogiar meus colegas,
3.      Compartilhar minhas ideias e trabalhos,
4.      Me  empenhar ao máximo,
5.      Ser um bom seguidor e um bom líder.
Não podemos esquecer que, quando permitimos que os alunos interajam, liberamos uma grande quantidade de energia, e esta energia deve ser cuidadosamente controlada e direcionada a favor do aprendizado.
Por isso que a Aprendizagem Sistêmica é mais que um conjunto de técnicas, é uma atitude e uma orientação voltada para os alunos.
O gerenciamento é essencial. Ele libera os professores para ensinar e os alunos para aprender. Eu estou pronta para aprender e você?


 By Silmara Ferraz - Coordenadora de Porto Feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário