APRENDIZAGEM SISTÊMICA: UMA ATITUDE E UMA
ORIENTAÇÃO VOLTADA PARA OS ALUNOS
Se não há movimento, não há
construção.
Refletir sobre a ação, eis o ponto
crucial para todo ser humano. O processo de mudança é contínuo, uma vez que, ao olhar para a própria prática,
descobrem-se novas possibilidades, não imaginadas anteriormente.
E é exatamente sobre esse assunto que
quero comentar.
Os alunos querem praticar o “falar”.
Pensando numa aula tradicional, esta exige que o aluno seja passivo e isolado.
Os alunos são obrigados a se sentarem de forma imóvel e a ficarem quietos. Nas
aulas tradicionais se gasta uma grande parte da energia para mantê-los quietos,
nos seus lugares e sem “incomodar o vizinho”.
Em contrapartida, a aula com a
Aprendizagem Sistêmica é mais aliada às necessidades dos alunos. É baseada no
pressuposto de que o aprendizado acontece através da ação e da interação.
O gerenciamento da aula tradicional é
uma extensão da norma da não interação. Os alunos se sentam em fileiras de
frente para o professor e não de frente para outros alunos.
Na aula da Aprendizagem Sistêmica os
alunos se sentam em grupos e a interação é estimulada, então o gerenciamento da
classe envolve outras habilidades.

O gerenciamento de uma classe que usa
a Aprendizagem Sistêmica é o controle, que canaliza a energia em um aprendizado
positivo. Tal gerenciamento é mais democrático, ao mesmo tempo que os alunos recebem mais liberdade,
eles assumem mais responsabilidades. Eles ficam responsáveis por responder às
perguntas feitas pelos colegas, coletar o material do grupo, gerar expectativas
na classe, cuidar do seu próprio tom de voz, se comunicar com o professor por
sinais e se manter focado na tarefa.
Nesse sentido, os alunos não são
passivos e controlados pelas ordens do professor; eles praticam um papel ativo
no aprendizado e também no gerenciamento de seu próprio comportamento.
Expectativas da sala da Aprendizagem
Sistêmica: como membro importante da minha sala e da minha equipe, eu irei...
1.
Pedir
e oferecer ajuda,
2.
Ouvir
atentamente e elogiar meus colegas,
3.
Compartilhar
minhas ideias e trabalhos,
4.
Me
empenhar ao máximo,
5.
Ser
um bom seguidor e um bom líder.
Não podemos esquecer que, quando
permitimos que os alunos interajam, liberamos uma grande quantidade de energia,
e esta energia deve ser cuidadosamente controlada e direcionada a favor do
aprendizado.

O gerenciamento é essencial. Ele
libera os professores para ensinar e os alunos para aprender. Eu estou pronta para
aprender e você?
By Silmara Ferraz - Coordenadora de Porto Feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário