Metodologia Inovadora de Ensino é o
caminho buscado pelas entidades de ensino.
O ser humano demanda muitas
necessidades: físicas, psicológicas, cognitivas, sociais, de valorização e
estima. A escola, sendo a maior base de aprendizagem científica, cumpre muitas
vezes a função de suprir tais obrigações e com isso, o de ensinar os diferentes
papéis sociais para seu público.
Por outro lado, com a violência que
atualmente vivencia-se, a mudança na cultura e nos valores da sociedade, os
meios de comunicação como uma influência de posturas anti-sociais, assim como o
estresse diário, a grande dificuldade em solucionar problemas emocionais faz
com que desenvolver habilidades socioemocionais torne-se indispensável.
A Aprendizagem Sistêmica, nesse
sentido, exerce papel fundamental, o de atender os alunos que não estão devidamente
desenvolvidos socialmente e proporcionar que isso faça parte das atividades na escola
de maneira sistematizada.
A
sociedade espera do sujeito, ainda que criança, que ela aprenda a comportar-se
de acordo com o que a cultura valoriza, segundo seu gênero e idade, e mais, que
adote posições diferenciadas a cada ambiente, sendo filho, aluno, colega,
irmão, etc.
Essas habilidades são adquiridas no decorrer da vida; ser
social faz parte de nossa condição, não vivemos e nem sobrevivemos sozinhos.
Fazem parte do desenvolvimento humano, e como o processo de aprendizagem, são
primeiramente vivenciadas no círculo social familiar.
O que os pais modelam, os filhos reproduzem e aprendem. Isso
ocorre também no ambiente escolar; os professores são os responsáveis, os que
cuidam, os que ensinam e transmitem valores e assim são exemplos para seus
alunos. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais influenciam em como
os educadores se relacionam com seus alunos, e como se dá o estímulo de
relacionamento entre os alunos.
A escola oferece regras, e estas
precisam ser levadas em consideração ao desenvolver e cobrar as habilidades dos
alunos, pais, comunidade e de até mesmo de seus funcionários; sendo estes os
protagonistas que precisam estar em ritmo integrado.
Nesta perspectiva a
Aprendizagem Sistêmica auxilia os educadores formando-os numa metodologia cooperativa
que contribui muito na abordagem e na estruturação de suas aulas, e se as
habilidades sociais forem bem desenvolvidas por meio da sistematização de
atividades periódica, através dessa ferramenta inovadora, elas influenciarão no
comportamento de outros, inclusive da família e da comunidade escolar como um
todo.
Rafaella Elis Santos Souza: Graduada em Psicologia pelo Centro
Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal e cursando Pós-Graduação em
Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Atua como Mediadora
do Programa Educacional Aprendizagem Sistêmica na empresa Planeta Educação.
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