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quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Necessidade de se trabalhar as Habilidades Sociais na escola!

A Necessidade de se trabalhar as Habilidades Sociais na escola!
Metodologia Inovadora de Ensino é o caminho buscado pelas entidades de ensino.

Por Rafaella Souza

O ser humano demanda muitas necessidades: físicas, psicológicas, cognitivas, sociais, de valorização e estima. A escola, sendo a maior base de aprendizagem científica, cumpre muitas vezes a função de suprir tais obrigações e com isso, o de ensinar os diferentes papéis sociais para seu público.

Por outro lado, com a violência que atualmente vivencia-se, a mudança na cultura e nos valores da sociedade, os meios de comunicação como uma influência de posturas anti-sociais, assim como o estresse diário, a grande dificuldade em solucionar problemas emocionais faz com que desenvolver habilidades socioemocionais torne-se indispensável.

A Aprendizagem Sistêmica, nesse sentido, exerce papel fundamental, o de atender os alunos que não estão devidamente desenvolvidos socialmente e proporcionar que isso faça parte das atividades na escola de maneira sistematizada.

A sociedade espera do sujeito, ainda que criança, que ela aprenda a comportar-se de acordo com o que a cultura valoriza, segundo seu gênero e idade, e mais, que adote posições diferenciadas a cada ambiente, sendo filho, aluno, colega, irmão, etc.

Essas habilidades são adquiridas no decorrer da vida; ser social faz parte de nossa condição, não vivemos e nem sobrevivemos sozinhos. Fazem parte do desenvolvimento humano, e como o processo de aprendizagem, são primeiramente vivenciadas no círculo social familiar.

O que os pais modelam, os filhos reproduzem e aprendem. Isso ocorre também no ambiente escolar; os professores são os responsáveis, os que cuidam, os que ensinam e transmitem valores e assim são exemplos para seus alunos. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais influenciam em como os educadores se relacionam com seus alunos, e como se dá o estímulo de relacionamento entre os alunos.

A escola oferece regras, e estas precisam ser levadas em consideração ao desenvolver e cobrar as habilidades dos alunos, pais, comunidade e de até mesmo de seus funcionários; sendo estes os protagonistas que precisam estar em ritmo integrado.

Nesta perspectiva a Aprendizagem Sistêmica auxilia os educadores formando-os numa metodologia cooperativa que contribui muito na abordagem e na estruturação de suas aulas, e se as habilidades sociais forem bem desenvolvidas por meio da sistematização de atividades periódica, através dessa ferramenta inovadora, elas influenciarão no comportamento de outros, inclusive da família e da comunidade escolar como um todo.

Rafaella Elis Santos Souza: Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal e cursando Pós-Graduação em Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Atua como Mediadora do Programa Educacional Aprendizagem Sistêmica na empresa Planeta Educação.

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